“Drama” significa “ação” em grego. Psicodrama pode ser definido como uma via de investigação da alma humana mediante a ação. É um método de pesquisa e intervenção nas relações interpessoais, nos grupos, entre grupos ou de uma pessoa consigo mesma. Mobiliza para vivenciar a realidade a partir do reconhecimento das diferenças e dos conflitos e facilita a busca de alternativas para a resolução do que é revelado, expandindo os recursos disponíveis. Tem sido amplamente utilizado na educação, nas empresas, nos hospitais, na clínica, nas comunidades.” - https://febrap.org.br/o-que-e/
Psicodrama é um método que trabalha as relações interpessoais, e encontra-se inserido na Socionomia, ciência que estuda as leis do desenvolvimento das relações.
Foi criado pelo romeno Jacob Levi Moreno (1889-1974), psiquiatra que passou a vida na Austria e nos Estados Unidos. Criou o Teatro da Espontaneidade, onde convidava o público a criar a sua própria história.
Trata-se de um método terapêutico onde o sujeito é o protagonista de seu processo de mudança. O SUJEITO É O ESCRITOR DA SUA VIDA E NÃO UM ATOR DE UM SCRIPT.